Imprimir

Beira Interior

Nome Concelho
Quinta dos Termos Belmonte

Estes vinhos são conhecidos como “Beiras” e são assim chamados por causa do nome das regiões administrativas formadas pela Beira Alta, Beira Baixa e Beira Litoral. São vinhos muito interessantes, quer pelo solo em que crescem as uvas quer pelo clima, rigoroso, variado, de montanha e de planície, mas com as estações muito marcadas. Os produtores da Bairrada usam principalmente a casta Baga, fazendo vinhos de cor intensa, com os taninos muito presentes, muita fruta, aromas complexos e um grande potencial de envelhecimento.

Os espumantes são também muito característicos da Bairrada e o acompanhamento ideal do leitão, prato típico desta região. A paisagem das Beiras caracteriza-se pelas colinas e serras sucedendo-se umas às outras, povoadas de pequenas propriedades, sempre com vinha, aproveitando todos os espaços, mesmo que só com alguns pés de videiras para uvas tintas ou brancas.

Em redor do rio Dão, em solos graníticos e calcários, com muito xisto de mistura, os vinhos do Dão oferecem tintos encorpados e muito elegantes, com muita fruta e notas herbáceas, enquanto que os brancos são em geral frutados, aromáticos e de corpo médio, capazes de acompanhar as melhores refeições de peixe ou de carnes brancas.