Pesquisar por Região Turística:

Mapa de Portugal

O Turismo é, cada vez mais, um importante fator dinamizador da preservação, fruição e valorização do património cultural e artístico de Portugal.

De entre os diversos elementos patrimoniais, os museus e monumentos são vetores essenciais da oferta turístico-cultural, contribuindo para a diferenciação dos destinos e para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio turístico.

O Turismo Cultural e o Turismo de Negócios são vertentes determinantes da atividade turística.

No caso do Turismo Cultural, este assume-se como um produto estratégico que fomenta a fruição do património cultural, mas, também, gera outputs económicos relevantes para os diferentes agentes da cadeia de valor da atividade turística.

Já o produto estratégico Turismo de Negócios assume um papel relevante na redução da sazonalidade dos destinos, podendo a realização de reuniões associativas/corporativas num contexto de um recurso patrimonial ser um elemento diferenciador e propiciador de uma experiência memorável.

Foram estes os pressupostos que estiveram na génese do lançamento, em 2009, da 1.ª edição do Guia Técnico dos Museus e Monumentos, contemplando informação técnica sobre 24 museus e monumentos.

Apresenta-se a versão atualizada, em formato digital, incorporando um maior número de espaços e mantendo os propósitos de otimizar programas de visita turística e dinamizar a utilização destes espaços patrimoniais por parte da rede comercial de distribuição turística.

Pretende-se que o Guia Técnico dos Museus e Monumentos se consolide como uma ferramenta de trabalho destinada aos agentes turísticos, através da sistematização da informação técnica de cada uma destas infraestruturas culturais, permitindo um melhor conhecimento do potencial de uso destes espaços e, assim, intensificar o volume de operações, diversificar os sítios visitados e enriquecer a experiência turística.


Turismo de Portugal