Imprimir

Museu Convento dos Lóios

A 5 de fevereiro de 1938 foi criada a Biblioteca-Museu Municipal de Vila da Feira e inaugurada no edifício contíguo aos Paços do Concelho a 20 de janeiro de 1940, no dia da Festa das Fogaceiras. Em 1992, o Museu desobriga-se da Biblioteca e é instalado no desocupado Convento dos Loios. No virar do séc. XX, com a criação da Rede Municipal de Museus de Santa Maria da Feira, o Museu Municipal adquire grande impulso, tornando-se um espaço de conteúdo municipal e até regional, reabilitando-se o nome do edifício que o acolhe passando a designar-se Museu Convento dos Loios. Como polo central da RMM de Santa Maria da Feira, apresenta as devidas condições estruturais, técnicas e logísticas de apoio, promove exposições temporárias e acolhe exposições nacionais e internacionais de manifesto interesse ao entendimento da diversidade cultural europeia. A exposição permanente com os núcleos de Arqueologia, História e Etnografia, explica a origem do Homem, a evolução e o desenvolvimento do vasto território administrativo que, outrora, se designava por Terra de Santa Maria.  
Site
www.cm-feira.pt  
Email
museuconventodosloios@cm-feira.pt  
Telefone
+351 256 331 070 +351 256 331 070  
Horário
outubro a abril: terça a sexta, 09h30 - 17h00. maio a setembro: terça a sexta, 09h30 - 18h00. sábado e domingo: 14h30-17h30. Encerrado: segundas e nos feriados; terça de Carnaval; domingo de Páscoa e a 24, 26 e 31 de Dezembro  
Morada
Praça Dr. Guilherme Alves Moreira
4520 Santa Maria da Feira  
GPS
40º 55' 27.26'' N 8º 32' 30.62'' W  

Bilheteira

Aquisição de Bilhete
No equipamento.
Formas de Pagamento
Dinheiro; Cartão de Débito.
Condições de Acesso
Desconto de 50% com a aquisição do voucher "Feira Vale +". Entrada gratuita: - grupos escolares; - doadores; - associados de entidades protocoladas; - parceiros institucionais; - crianças até 5 anos.  

Informação Disponível

Desdobráveis
Roteiros
Sinalética
Catálogos

Acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada

Acessibilidade total nas áreas públicas para pessoas com mobilidade reduzida: rampa, elevador e WC com acessos para cadeiras de rodas  
Tem estacionamento
Sim.

Atividades para Grupos

Dimensão
Capacidade mínima: 5 pax, Capacidade máxima : 25 pax.  
Horário
Horário de funcionamento do equipamento.  
Condições
Existência de preços especiais para visitas orientadas e oficinas e para grupos escolares. Necessidade de marcação prévia.  
Percursos Temáticos
Atividades de duração variável e suscetíveis de adaptação a vários tipos de público: Gabinete de Arqueólogo, Memórias Cerâmicas, Mãos de Oleiro, Mantas e Liteiras, Aprender com Peso (s) e Medida (s), O Azulejo: História (s) aos Quadradinhos, Uma Aventura na Cortiça.  
Visitas Guiadas Próprias
Sim.
Visitas Privadas
Sim.

Eventos

Banquetes, recepções, conferências
Outros Eventos
Seminários, congressos, encontros, concertos, exposições, apresentação de publicações ou outros de caráter cultural, animação e atividades de caráter cultural, portos d’honra, filmagens. A realizar em horários de funcionamento do Museu, mediante consulta e marcação prévia bem como as condições a acordar.  
Espetáculos
Mediante consulta e marcação prévia bem como as condições a acordar.
Condições de Utilização
Consultar Normas Internas do Museu Convento dos Loios. Pagamento das horas extraordinárias dos colaboradores durante a realização dos eventos, a cargo da empresa/entidade a quem é cedido o espaço. Obrigatoriedade de realização de seguro de responsabilidade civil geral – capital seguro € 200.000,00. Presença de piquete de bombeiros, se considerado necessário, a cargo da empresa/entidade a quem é cedido o espaço. Presença de piquete da PSP ou Segurança Privada, se considerado necessário, a cargo da empresa/entidade a quem é cedido o espaço.

Espaços

Bengaleiro

Não há mais informações disponiveis

Loja

Não há mais informações disponiveis

Sala Polivalente

Dimensões
110 m2
Caraterísticas
Sala retangular / Plataforma elevatória – para palco (16 m2)
Capacidade
100 lugares
Equipamento
Equipamento audiovisual - Videoprojetor e tela. Equipamento de som - microfone de mesa, de púlpito e sem fios. Disponibilidade de mobiliário - mesas e cadeiras. Outro material logístico. Dispõe de climatização. Disponibilização de serviços de Apoio - acolhimento, receção e equipamentos sanitários. Plataforma elevatória – para palco (16m2)