Imprimir

Museu José Malhoa

Instalado no Parque D. Carlos I, pulmão verde da cidade das Caldas da Rainha e com a particularidade de ser o primeiro edifício construído no país para fins museológicos é detentor de um significado único na história da cultura portuguesa e pioneiro na museologia nacional.
O Museu José Malhoa mostra o maior núcleo reunido de obras do seu patrono e uma importante colecção de pintura e de escultura dos séculos XIX e XX, revelando-se a quem o visita como o museu do naturalismo português.
Contempla ainda a época precedente, enquadrada por artistas que revalam valores românticos de transição para um pré-naturalismo, principalmente Alfredo Keil (1850-1907). Alarga-se ao "Grupo do Leão" (1881-89), que Malhoa também integrou, e a outros notáveis artistas contemporâneos, como Marques de Oliveira (1853-1927).
Revela a permanência do gosto naturalista da paisagem e dos costumes nas gerações que se lhe seguem até meados do séc. XX, tendo à cabeça como mestres Veloso Salgado e Luciano Freire. No retrato, mostra-se pintura de Eduardo Malta e Henrique Medina, entre outros cultores do género. Nas atualizações modernistas, destaque para Eduardo Viana.
A escultura pontua todo este período, com relevo para o núcleo da estatuária oficial e de retrato do séc. XX, com obras de Francisco Franco e Leopoldo de Almeida. Dos mestres da atualidade salientam-se António Duarte e João Fragoso.
Completam as colecções uma Secção de Cerâmica das Caldas - articulada em torno da importância de que se revestiu a actuação de Rafael Bordalo Pinheiro, também ele membro do  "Grupo do Leão", para a faiança local e do conjunto único das 60 esculturas de terracota da “Paixão de Cristo” -, o núcleo de Escultura ao Ar Livre e uma Biblioteca de Arte com um acervo de mais de 5.000 espécies.  
Site
Facebook: https://pt-br.facebook.com/museujosemalhoa  
Email
mjosemalhoa@drcc.pt  
Telefone
+351 262 831 984  
Horário
De 3ª feira a domingo. De março a outubro das 10h00 às 19h00. De novembro a fevereiro das 10h00 às 18h00. Encerramento: 2ª feira, 25 de dezembro e 1 de janeiro.  
Morada
Parque D. Carlos
2500-109 Caldas da Rainha  
GPS
39º 24`3.87`` N 9º 8`2.23 `` W  

Bilheteira

Aquisição de Bilhete
No equipamento.
Formas de Pagamento
Dinheiro; Cheque.
Condições de Acesso
Disponibilização de bilhete conjunto Museu José Malhoa e Museu da Cerâmica.

Descontos de 50% - Cartão Jovem; visitantes com mais de 65 anos; Portadores de deficiencia; Cartão de estudante; Bilhete de familia.

Entrada Gratuita:
No 1º domingo de cada mês; Crianças até aos 12 anos; Mediante prova documental: membros do ICOM, APOM, Academia Nacional de Belas-Artes, Academia Internacional da Cultura Portuguesa e Academia Portuguesa de História; Investigadores com marcação prévia; Jornalistas e profissionais de Turismo no desempenho das suas funções e devidamente credenciados; professores e alunos de qualquer grau de ensino no desempenho das suas funções e devidamente credenciados;menbros da Liga dos Amigos do Museu de José Malhoa;funcionários da DRCC e serviços dependentes.
Entrada Livre: domingos e Feriados até às 14h00; jornalistas e Profissionais de Turismo (devidamente credenciados e no desempenho das suas funções).  

Informação Disponível

Tabelas de SalaPortuguês, inglês.
DesdobráveisPortuguês, inglês.
RoteirosPortuguês, inglês.
Quiosques MultimédiaPortuguês.
SinaléticaPortuguês, inglês.
CatálogosPortuguês
AudioguiasPortuguês, inglês.

Acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada

A rampa de acesso e todos os espaços de exposição e de serviços são acessíveis a visitantes em cadeiras de rodas. Instalções sanitárias adaptadas. Vídeo da exposição com Língua Gestual Portuguesa. Brochuras com planta e texto em braille. Projeto "ARTE ACESS" (solicitar na recepção).  

Atividades para Grupos

Dimensão
15 a 20 pax (máximo 25 pax)  
Horário
Horário de funcionamento do equipamento. Marcação com pelo menos 8 dias de antecedência.  
Condições
Condições semelhantes às condições de acesso ao Museu.  
Percursos Temáticos
Visitas Temáticas Orientadas Condições: Marcação com pelo menos 8 dias de antecedência; Grupos de 15-20 alunos (máximo 25 alunos); A duração da visita é de 40 a 60 minutos, dependendo do grau de ensino Visitas Livres: Visitas sem acompanhamento dos técnicos do Museu Os grupos visitam o Museu orientados pelos respetivos professores ou responsáveis O Museu disponibiliza-se, quando solicitado, para colaborar com os responsáveis na preparação da visita As Visitas de Grupos Escolares não orientadas por técnicos do Museu são gratuitas, desde que o professor envie previamente um ofício solicitando entrada gratuita e se apresente na Receção com uma credencial da Escola. Durante a visita: a) Jogos Temáticos b) Filme de animação "Aventura no Museu de José Malhoa" c) Visitas audioguiadas Práticos e de fácil utilização, os guias acústicos estão disponíveis gratuitamente na receção do Museu, em português ou inglês, permitindo aos visitantes obter informação complementar sobre algumas das obras expostas, através da audição de explicações simples que os transportam para cenários visuais ou sonoros.  
Visitas Guiadas Próprias
Condições:
Marcação com pelo menos 8 dias de antecedência;
Grupos de 15-20 alunos (máximo 25 alunos);
A duração da visita é de 40 a 60 minutos, dependendo do grau de ensino;

Visitas Livres:
Visitas audioguiadas;
Visitas sem acompanhamento dos técnicos do Museu - Os grupos visitam o Museu orientados pelos respetivos professores ou responsáveis; O Museu disponibiliza-se, quando solicitado, para colaborar com os responsáveis na preparação da visita; As Visitas de Grupos Escolares não orientadas por técnicos do Museu são gratuitas, desde que o professor envie previamente um ofício solicitando entrada gratuita e se apresente na Receção com uma Credencial da Escola
Visitas Privadas
Condições semelhantes às condições de acesso ao Museu.

Eventos

Conferências
Outros Eventos
Exposições, concertos, desfiles de moda, congressos. Mediante consulta prévia e condições a acordar.  
Condições de Utilização
Mediante o tipo de evento, deverão ser solicitadas as devidas autorizações.

Espaços

Loja

Horário
Horário de funcionamento do equipamento

Sala de Exposições Temporárias

Dimensões
124,32 m2
Caraterísticas
Pavimento em madeira, paredes de alvenaria revestidas a estuque.
Capacidade
120 lugares sentados

Sala Malhoa

Dimensões
171,97 m2
Caraterísticas
Pavimento em madeira, paredes de alvenaria revestidas a estuque.
Capacidade
150 lugares sentados

Sala da Estatuária

Dimensões
171,97 m2
Caraterísticas
Pavimento em madeira, paredes de alvenaria revestidas a estuque.
Capacidade
100 lugares sentados

Sala Multimédia

Dimensões
47,29 m2
Caraterísticas
Pavimento em madeira, paredes de alvenaria revestidas a estuque.
Capacidade
30 lugares sentados
Equipamento
Tela para projecção 2,10 x 2,87 cm, televisor sony triniton 25p., vídeo JVC VHS HRS6600, vídeo projetor.

Claustro

Dimensões
100,80 m2
Caraterísticas
Pavimento em tijoleira, paredes de alvenaria.
Capacidade
30 lugares sentados