Imprimir

Museu Nacional Soares dos Reis

O Museu ocupa, desde 1940, o Palácio dos Carrancas, construído nos finais do séc. XVIII para habitação e fábrica da família Morais e Castro, mais tarde comprado pela Família Real. Foi o único Paço Real no Porto. Expõe Pintura Portuguesa dos séculos XIX e XX, com obras de Roquemont a Júlio Resende e outros pintores da Escola do Porto. Na Escultura destaca-se a Galeria de Soares dos Reis, artista que dá o nome ao Museu, cuja obra mais conhecida é "O Desterrado". No andar nobre, encontra-se a rica e variada coleção de Artes Decorativas.  
Site
www.mnsr.imc-ip.pt  
Email
mnsr.mariaguimaraes@imc-ip.pt  
Telefone
+ 351 223 393 770  
Horário
quarta a domingo : 10h00 - 18h00. terças, 14h00 - 18h00 (última entrada às 17h30. Encerrado: segundas, 1 de Janeiro, domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro.  
Morada
Palácio dos Carrancas, Rua D. Manuel II, n.º 44
4050 -342 Porto  
GPS
41º 08' 51.54'' N 8º 37' 17.54'' W  

Bilheteira

Aquisição de Bilhete
No equipamento.
Formas de Pagamento
Dinheiro; Cheque.
Condições de Acesso
Desconto de 50 %: - visitantes com idade igual ao superior a 65 anos), - portadores de deficiência, portadores do cartão Porto Card; Desconto de 60 %: - portadores do Cartão-Jovem. Entrada Livre: Domingos e Feriados até às 14h00, - crianças até aos 14 anos, - Membros da APOM / ICOM, Academia Nacional de Belas Artes, Academia Internacional de Cultura Portuguesa, Academia Portuguesa de História (mediante comprovação documental), - Investigadores, Jornalistas e Profissionais de Turismo (devidamente credenciados e no desempenho das suas funções), - Professores e alunos de qualquer grau de ensino no âmbito de visitas de estudo, desde que comprovadas documentalmente a sua condição (cartão pessoal) e o contexto da visita (por documento emitido pela respectiva instituição de ensino), - Mecenas institucionais dos respectivos museus, - Membros dos Grupos de Amigos de todos os Museus e Palácios do IMC e Grupo de Amigos do Museu de Arte Contemporânea de Serralves (mediante comprovação documental), - Funcionários dos serviços e organismos da Secretaria de Estado da Cultura desde que devidamente identificados, - Bilhete de Família 50% de desconto para os filhos menores (15-18 anos) desde que acompanhados por um dos pais, - Bilhete de Grupo (Pode ser adquirido com a antecedência de um ano) Aquisição entre: 100 a 200 bilhetes - 5% de desconto; 201 a 500 bilhetes - 10% de desconto Mais de 501 - 20% de desconto - desde que adquiridos com uma antecedência mínima de 24 horas. - passes dos Museus IPM de 2,5 e 7 dias.  

Informação Disponível

Tabelas de SalaPortuguês, inglês.
DesdobráveisPortuguês, inglês.
RoteirosPortuguês, inglês.
Quiosques Multimédia
Sinalética
Catálogos

Acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada

Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida: rampas de acesso à porta principal e no rés-do-chão. O Museu dispõe de elevador.O Museu dispõe de uma cadeira de rodas,utilizável mediante solicitação na receção.  

Atividades para Grupos

Dimensão
Capacidade máxima: 15 pax. Máximo de 7 grupos em visita simultânea ao museu.  
Horário
Horário de funciuonamento do equipamento. Necessidade de marcação prévia.  
Condições
Desconto de 5% (100 a 200); Desconto de 10% (201 a 500): Desconto de 20% (>501). Desde que adquiridos com uma antecedência mínima de 24 horas. Pode ser adquirido com a antecedência de um ano. Necessidade de marcação prévia.  
Percursos Temáticos
Romantismo; Naturalismo; Colecção Henrique Pousão; Pintura e Escultura do séc.XX; Ourivesaria sacra e profana sécs. XVII, XVIII e XIX; Joalharia sécs. XVII, XVIII e XIX; Arte Oriental e Faiança Portuguesa. Duração aproximada de 1h00.  
Visitas Guiadas Próprias
Mediante consulta prévia
Visitas Privadas
Dentro da temática associada ao espólio do museu, os percursos podem ser ajustados às solicitações expressas. Horário: depois das 18h00. Mediante marcação prévia. Para um máximo de 5 grupos (15 pessoas cada) em simultâneo. Serviço pago.

Eventos

Banquetes, recepções, conferências
Outros Eventos
Concertos, teatro e outros eventos de caráter cultural e social.  
Condições de Utilização
Deverão ser cumpridas as Normas de utilização do Museu, destacando-se as seguintes: é obrigatória a permanência de pessoal de vigilância do museu na preparação e decorrer do evento; só são permitidas refeições já cozinhadas; a captação de imagens carece de autorização prévia; as reservas dos espaços devem ser confirmadas com antecedência mínima de 2 meses.

Espaços

Bengaleiro

Horário
Horário de funcionamento do equipamento
Preços
Gratuito

Cafetaria

Horário
Horário de funcionamento do equipamento
Capacidade
30 pax
Outras Informações
Possibilidade de aumentar a capacidade para 70 pessoas com a esplanada

Loja

Horário
Horário de funcionamento do equipamento
Acervo
Publicações, reproduções de peças, peças inspiradas nos museus.

Auditório (com palco).

Dimensões
Palco: 7 x 9 m2; Foyer: 9 x 10 m2
Caraterísticas
Paredes e pavimento revestidos a madeira.
Capacidade
176 lugares sentados
Equipamento
Duas cabines de tradução simultânea (não equipadas); equipamento de som; equipamento de projeção; iluminação c/ controlo remoto. Como espaços de apoio tem um foyer com balcão (para secretariado), copa para serviço de coffee-break, camarim e lavabos.

Átrio das Exposições Temporárias

Dimensões
26 x 4,5 m2 + 8,7 x 9 m2
Caraterísticas
Paredes brancas e pavimento em granito polido .
Capacidade
120/130 lugares sentados
Equipamento
Calhas de iluminação; Espaço desprovido de mobiliário.

Jardim das Camélias

Dimensões
25 x 30 m2
Caraterísticas
Espaço exterior
Capacidade
70/80 lugares em pé / 30 lugares sentados

Átrio do Jardim da Cerca

Dimensões
4,20 x 24 m2
Caraterísticas
Paredes brancas e uma em vidro; pavimento em granito polido.
Capacidade
80 lugares em pé ou 50 lugares sentados

Jardim da Cerca (pode ser utilizado para recepções - para apoio o utilizador pode recorrer á montagem de uma tenda ou alugar simultaneamente o Átrio do Jardim da Cerca)

Caraterísticas
Espaço exterior com uma grande área

Antigo Picadeiro

Dimensões
25,9 x 14 m2
Caraterísticas
Espaço exterior
Capacidade
200 lugares sentados ou 300 lugares de pé
Equipamento
O antigo picadeiro do palácio serve de esplanada à cafetaria até às 18h. Pode ser utilizado para a realização de diversas actividades depois desse horário.

Área de apoio (sala que pode ser utilizada individualmente ou como apoio a outras actividades)

Dimensões
9 x 9 m2
Caraterísticas
Paredes brancas e uma em vidro; pavimento em granito polido.
Capacidade
40 lugares sentados