Imprimir

Museu da Luz

O Museu da Luz, situado junto ao lago de Alqueva, exibe exposições e dinamiza iniciativas relacionadas com o processo de implementação do Alqueva e da relocalização da aldeia da Luz. Tutelado pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA, S.A.), o Museu é um dos 3 espaços constituintes do chamado "Polo da Memória" da nova aldeia da Luz (concelho de Mourão, distrito de Évora). A ideia da fundação de um Museu centrado nas memórias e identidades do passado e do futuro do território da Luz no contexto de Alqueva, tem origem na década de 1980, no quadro da definição de medidas compensatórias dos impactes decorrentes da implementação do projeto. As comunidades do seu território de intervenção assumem um papel vital nos processos de registo e salvaguarda das realidades desaparecidas. O programa museológico fundador foi da responsabilidade do etnólogo Benjamim Pereira, no âmbito de um trabalho sistemático e pluridisciplinar, abarcando as diversas componentes da História, Paisagismo, Antropologia, Arquitetura e Antropologia Visual. Inaugurado em 2003 já na nova Luz e fazendo uso dos recursos locais - o xisto -, o edifício, da autoria de Pedro Pacheco e de Marie Clément, tira partido da sua implantação no espaço rural confrontado pela nova realidade da Água. Refere-se formal e simbolicamente ao submerso Castelo da Lousa (Monumento Nacional datado do início da nossa era). O ML ocupa também o Monte dos Pássaros, edifício tradicional remanescente da antiga aldeia da Luz, agora situado junto ao cais e onde se desenvolvem atividades e eventos diversos.  
Site
http://www.museudaluz.org.pt  
Email
museudaluz@edia.pt  
Telefone
+351 266 569 257  
Horário
terça-feira a domingo; outubro a março: 9.30h-13.00h / 14h00 -17h30h. abril a setembro: 10h00-13.00h / 14h00-18h00. Encerrado: segundas, 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 1 de Dezembro, de 25 Dezembro.  
Morada
Largo da Igreja de Nossa Sra. da Luz
7240 - 100 Mourão  
GPS
38° 20’ 39.29’’ N 7°22’ 53.62’’ W  

Bilheteira

Aquisição de Bilhete
No equipamento.
Formas de Pagamento
Dinheiro; Cheque; Voucher pré-pago.
Condições de Acesso
Bilhete c/ desconto 50%: - reformados ou maiores de 65 anos - estudantes e jovens entre os 15 e os 25 anos, - professores e alunos integrados em visitas de estudo, - portadores de Cartão Jovem, - utentes com necessidades especiais. Entrada livre: - domingos e feriados até às 13h00, - menores de 15 anos, - habitantes do concelho de Mourão, - Membros APOM e ICOM  

Informação Disponível

Tabelas de SalaPortuguês, inglês.
DesdobráveisPortuguês, inglês, espanhol.
RoteirosPortuguês.
Quiosques MultimédiaPortuguês.
SinaléticaPortuguês.
CatálogosPortuguês.
Português, inglês.

Acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada

O edifício dispõe de condições de acessibilidade para receber pessoas com mobilidade reduzida (rampas e WC adaptado).  
Estacionamento automoveis
No largo do museu.
Capacidade: 20
Preço: Gratuito
Estacionamento autocarros
largo do museu
Capacidade: 1
Preço: Gratuito

Atividades para Grupos

Dimensão
Capacidade máxima : 50 pax  
Horário
Horário de funcionamento do equipamento.  
Condições
Descontos para grupos escolares. Gratuitidade para grupos constituídos por cidadãos reformados ou com idade superior a 65 anos. Necessidade de marcação prévia para efeitos de visitas guiadas.  
Percursos Temáticos
Existem percursos em torno do museu, tirando proveito da sua excelente localização e da proximidade da água: 'À Descoberta do Grande Lago' - passeio de barco no lago Alqueva, partindo do cais do Museu para a descoberta dos lugares do território submerso e da nova paisagem; 'O Lugar da velha Luz' - percurso até ao lugar da antiga aldeia, passando pelas novas terras cultivadas da Luz e mantendo na mira o pinheiro manso que vigiava a velha Luz e que é agora ponto de referência na paisagem transformada; 'Impressões do Tempo' - Os testemunhos do passado remanescentes no território renovado, atravessando a história da ocupação deste local desde a romanidade até à transferência da aldeia; 'O Mergulho do Rochedo' - Na paisagem transformada pelo lago, descobrindo um percurso na natureza até ao Penedo Ventoso, afloramento de xisto que se ergue a pique no Alqueva. Todas as atividades estão sujeitas a marcação prévia e têm a duração de 01h00 a 01h30 minutos. As atividades no exterior realizam-se apenas em condições atmosféricas adequadas.  
Visitas Guiadas Próprias
O Museu da Luz organiza visitas orientadas às exposições, mediante marcação prévia, para grupos:
Visita museu - explorando os temas museu, Alqueva e aldeia(s) da Luz;
Visita Museu + Igreja da Luz (réplica da igreja matriz da antiga aldeia);
Visita Museu + passeio de barco: à descoberta do lago;
Visita Museu + filme (documentos do acervo audiovisual do museu, relacionado com as temáticas Luz, Alqueva e paisagem humana, cultural e natural).

Eventos

Recepções, conferências
Outros Eventos
Encontros, lançamentos de publicações, comemorações.  
Condições de Utilização
O Museu da Luz dispõe de um plano de segurança. Dispõe de alarmes - de intrusão, ligado à central, e de incêndio. A tutela (EDIA, S.A.) detem também um seguro de responsabilidade civil para o edifício do Museu.

Espaços

Cafetaria

Horário
Horário de funcionamento do equipamento
Capacidade
12 lugares sentados

Loja

Horário
Horário de funcionamento do equipamento
Acervo
Publicações do museu e outras (temas do empreendimento de Alqueva, património e território), merchandising próprio.

Átrio Polivalente

Dimensões
90 m2
Caraterísticas
espaço polivalente
Capacidade
60 lugares
Equipamento
Equipamento audiovisual. Disponibilidade de mobiliário (cadeiras e mesas) amovível.

Sala da Luz

Dimensões
315 m2
Caraterísticas
Espaço exterior do museu (pátio das amendoeiras, cobertura/miradouro e envolvente imediata). Espaço para eventos de exterior (beberetes, lanches), tirando partido da envolvente rural e da proximidade do lago do Alqueva.
Equipamento
Equipamento audiovisual.

Monte dos Pássaros

Dimensões
Espaço polivalente (antigo estábulo): 173 m2 + espaço de apoio (área habitacional do monte): 45 m2 + pátio exterior (malhada cercada): 15 m2
Caraterísticas
Antigo monte alentejano, única construção sobrevivente da desaparecida aldeia da Luz, é um espaço ideal para eventos informais, tirando partido da excelênmcia da paisagem e da proximidade do grande lago.
Capacidade
70 lugares (no interior)
Equipamento
Disponibilidade de mobiliário (cadeiras e mesas) amovível.

Mais informação online

Plantas
http://www.museudaluz.org.pt/index.htm?no=1040001
Tabela de Preços
Sim