Imprimir

Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino

O Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino é um espaço dedicado à apresentação, conservação e estudo das Tapeçarias de Portalegre, uma parcela fundamental do património artístico nacional. Instalado no Palácio Castelo Branco, edifício barroco situado no centro histórico de Portalegre, o Museu encontra-se dividido em duas partes distintas: no piso térreo é apresentada a história e técnica de execução das Tapeçarias de Portalegre, enquanto que no 1º piso estão expostas obras de tapeçaria desde os finais dos anos 40 até à atualidade. Aqui podem apreciar-se obras de autores tão diversos e sonantes como Almada Negreiros, Júlio Pomar, Vieira da Silva, Eduardo Nery, Graça Morais, Jean Lurçat, Le Corbusier e tantos outros. As Tapeçarias são um trabalho minucioso e moroso, mas também único e original. As Tapeçarias de Portalegre distinguem-se pela sua técnica original e pelo facto de trabalharem com obras de artistas contemporâneos que assinam as peças como obra sua. Isto verifica-se desde o nascimento das tapeçarias, em finais dos anos 40 do século XX, até à atualidade. Para além da área de exposições permanente, o Museu dispõe de uma galeria de exposições temporárias, de um auditório com capacidade para 113 pessoas, um foyer e um jardim, espaços públicos com capacidade de adaptação a diversas atividades de carácter cultural, artístico e lúdico.  
Site
www.cm-portalegre.pt - o site próprio do Museu encontra-se em preparação.  
Email
museu.guyfino@gmail.com; museu.tapecaria@cm-portalegre.pt  
Telefone
+351 245 307 530  
Horário
09.30 - 13.00h / 14.30- 18.00h. Encerrado: segundas, 1 de Janeiro, 6ª feira Santa, Domingo de Páscoa, 1º de Maio, 25 de Dezembro.  
Morada
Rua da Figueira, 9
7300 139 - Portalegre  
GPS
39º 17` 32. 85 N 7º 25`59. 19 O  

Bilheteira

Aquisição de Bilhete
No equipamento.
Formas de Pagamento
Dinheiro; Cheque; Voucher pré-pago.
Condições de Acesso
Desconto de 50%: jovens portadores do Cartão-jovem Municipal, com idade igual ou superior a 14 anos; reformados; estudantes de qualquer grau de ensino; professores de qualquer grau de ensino em acompanhamento de visitas de estudo; grupos organizados desde que efetuem marcação prévia e mediante autorização da Câmara; grupos com mais de 10 pessoas.

Entrada livre: crianças com inferior a 14 anos de idade, comprovada pelo respetivo documento de identificação e acompanhada por um adulto; os investigadores, jornalistas e outros profissionais que pretendam realizarem trabalhos de investigação ou divulgação, desde que devidamente autorizados, doadores de peças inclusas nas coleções dos Museus e respetivos familiares, desde que acompanhados pelos primeiros; os visitantes a título individual ou em grupo desde que devidamente autorizados pela Câmara Municipal; todos os visitantes até às 13 horas aos domingos e feriados; sócios da APOM, ICOM e ICOMOS, mediante comprovação documental; membros da Academia Nacional de Belas Artes; professores e alunos de qualquer grau de ensino, quando integrados em visita de estudo, desde que efetuem marcação prévia e mediante autorização da Câmara.
 

Informação Disponível

Tabelas de SalaPortuguês.
DesdobráveisPortuguês, inglês, espanhol.
Sinalética
Catálogos

Acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada

Barreiras arquitetónicas na entrada do Museu: A entrada principal do museu não apresenta barreiras arquitetónicas. Barreiras arquitetónicas nas áreas de exposição: o percurso no primeiro núcleo, na passagem entre salas faz-se por meio de um degrau com rampa amovível; não existe acesso à galeria de exposições temporárias a visitantes com mobilidade reduzida. Acesso especial para deficientes: Existe uma plataforma elevatória para escadas para pessoas com dificuldade de locomoção, que liga o Piso 0 ao Piso 1. Piso 0 e 1 – Existe uma plataforma de acesso ao piso superior. Galeria de exposições temporárias – sem acessos a pessoas com dificuldade de mobilidade.  
Estacionamento automoveis
Capacidade: Existe estacionamento com parquímetros na Rua 1º de Maio, na parte de trás do Museu.
Preço: Serviço pago
Estacionamento autocarros
Capacidade: Existe estacionamento com parquímetros na Rua 1º de Maio, na parte de trás do Museu

Atividades para Grupos

Dimensão
Não existe capacidade mínima, realiza-se sempre visita guiada individual desde que solicitada e dependendo da disponibilidade do guia. Para grupos, realizamos sempre visita guiada desde que marcada previamente, com o máximo de 25 pax.  
Horário
Horário de funcionamento do museu: 9h30 - 13h00h / 14h30 - 18h00. É necessário efetuar marcação prévia.  
Condições
Grupos com mais de 10 pessoas, usufruem de um desconto de 50%.  
Visitas Guiadas Próprias
Preço de acesso normal.
Idiomas: Português, inglês, francês e espanhol (visita condicionada à disponibilidade dos guias).
Visitas Privadas
Contato prévio para marcação por email com antecedência mínima de um mês. Preço de acesso normal, sem redução para grupos. Idiomas : Português inglês, francês, espanhol (condicionada à disponibilidade dos guias)

Eventos

Banquetes, recepções, conferências
Outros Eventos
Permite-se a realização destes eventos mediante consulta prévia com uma antecedência de um mês.  
Condições de Utilização
Seguros/segurança da responsabilidade da entidade organizadora.

Espaços

Bengaleiro

Horário
Horário de funcionamento do equipamento
Preços
Gratuito

Loja

Horário
9h30 - 13h00
Acervo
Postais e Posters com reproduções de Tapeçarias

Auditório - Sala de Conferências

Dimensões
168,1 m2
Caraterísticas
Pavimento revestido a alcatifa, paredes pintadas estando uma das paredes revestidas a madeira.
Capacidade
113 lugares sentados
Equipamento
Equipamento audiovisual, ecrã de Palco, projector procescreen 4750 Philips 1000 lumens, 2 microfones de mesa e um microfones sistem sekaku wr 101 R. Máquina de projecção de cinema de 35 mm kinoton, FP 30DLeitor de DVD, modelo DVD3040, PhilipsVídeo Cassette Recorder PhilipsVídeo Cassette Recorder Philips.

Galeria de exposições temporárias

Dimensões
250m2
Caraterísticas
Num espaço características únicas, que atinge os 7 metros de altura entre a muralha medieval e a muralha setecentista e constitui um espaço alternativo de exposições permitindo o acolhimento de acções exteriores ao museu, nos domínios da arte contemporânea.
Capacidade
200 lugares

Piso 1

Dimensões
282,2 m2
Caraterísticas
Ao longo de 7 salas, apresenta-se a componente histórica relativa à Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, bem como os processos técnicos de execução da Tapeçaria de Portalegre.
Capacidade
30 lugares de pé em cada divisão

Piso 2

Dimensões
382,2 m2
Caraterísticas
As 10 salas dedicadas à apresentação exclusiva de obras de Tapeçaria seguindo, tanto quanto possível, a cronologia da Tapeçaria de Portalegre.
Capacidade
30 lugares de pé em cada divisão

Jardim

Dimensões
500 m2
Caraterísticas
Espaço de fruição pública, com capacidade de adaptação a diversas atividades de carácter lúdico e cultural.
Capacidade
300 lugares de pé

Foyer

Dimensões
97 m2
Caraterísticas
Um foyer com um pequeno espaço adequado ao serviço de cafetaria, contíguo ao Auditório.
Capacidade
100 lugares de pé e 12 lugares sentados